Depilação, um mal necessário

Os pêlos são uma preocupação da maioria das mulheres. E se tem um assunto que todas têm alguma dica é sobre como e qual a melhor maneira de se depilar. Entretanto, mesmo tomando alguns cuidados, podem aparecer manchas, pelos encravados, espinhas e irritação na pele. Por isso, é importante conhecer os métodos que existem no mercado e quais são os mais indicados para cada caso.

Além disso, a depilação é permeada com vários mitos que acabam prejudicando na escolha do método, por isso é importante se informar sobre os prós e contras de cada tipo de técnica de depilação e qual a melhor maneira de fazê-la. A seguir esclareceremos algumas dúvidas frequentes sobre depilação.

Depilar engrossa ou afina os fios?
Depende do método utilizado, os que eliminam o pêlo pela raiz quando repetidos com freqüência podem afinar o pêlo e provocar falhas na região depilada. Já as técnicas de depilação que cortam o fio rente à pele engrossam o pêlo.

Por que aparecem espinhas após a depilação?
Essas espinhas na realidade são foliculites, que são inflamações na saída do pêlo (folículo). A principal causa são os pêlos encravados, que não conseguem romper a pele causando inflamação. A melhor forma de evitar os pêlos encravados é optar pelos métodos que não arrancam o pêlo pela raiz.

A depilação pode causar manchas na pele?
Sim, quando ocorre uma infecção na pele há uma maior produção de pigmentos naquele local, essa mancha pode surgir quando há pêlo encravado, foliculite e a região é manipulada. Mulheres de pele morena e gestantes têm maior capacidade de pigmentação, aumentando a tendência pra manchas.

Quais os cuidados que se deve tomar antes e depois da depilação?
No dia anterior, recomenda-se esfoliar a pele e evitar a aplicação de cremes pesados e óleo no corpo. Realizar a depilação após o banho, com a pele limpa e sem produtos que contenham álcool. Estes cuidados ajudam a evitar pêlos encravados.

Após a depilação, higienize a pele com água e sabonete neutro. Hidrate a pele com um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila que servem para amenizar irritações. Mais uma forma de evitar os pêlos encravados é usar gel com azuleno. Produtos como talcos, antifamatórios, álcool, perfumes ou creme pesados após a depilação agridem a pele, por isso é bom evitá-los. Na região das axilas é importante deixar sem nenhum cosmético por 12 horas, isso inclui os desodorantes que são à base de álcool e agridem a pele que está sensível.

Quais são os aparelhos disponíveis no mercado?
Existem no mercado três tipos de aparelhos de depilação que pode ser utilizado em casa e que funcionam de forma bem diferentes. Aqueles que são semelhantes a um aparelho de barbear e retiram o pêlo com uma lâmina, os mais modernos que possuem um dispositivo e puxam o pêlo pela raiz e os roll-on, que possuem um refil para guardar a cera.

Agora que algumas dúvidas foram esclarecidas, mãos à obra, mas tenha sempre atenção a estes detalhes para evitar complicações. Manter a pele saudável e lisinha se torna mais fácil quando sabemos os cuidados que devemos tomar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 11 outros seguidores

%d bloggers like this: